A Biblia Diz:

sábado, 2 de outubro de 2010

O Futuro do Mundo

Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, eu me levantarei agora, diz o Senhor... (Salmo 12.5)

Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?... (Tiago 2.5,6)

Muita gente alimenta o sonho de um dia ver a população do nosso mundo viver em pé de completa igualdade. Sonham que um dia todos viverão em igual situação econômica, que todos serão bem letrados e educados, que todos terão um mesmo padrão de salários, que todos terão os mesmos sentimentos de amor, paz e boa vontade. A história dos povos no passado nunca deu indicações de que a situação se encaminhasse neste rumo, e não há esperança de que isso possa acontecer hoje ou amanhã.

O mundo não mudará para melhor. E a própria Escritura, na palavra do Senhor, adverte que a situação das diferenças, opressões e do desamor se tornará mais grave à medida que se aproxima o juízo do Senhor. E é a tendência natural do coração humano.

Para Deus, todos são absolutamente iguais: pecadores e merecedores da condenação divina. Felizmente, Cristo morreu a fim de salvar a todos,
sem diferença. E isto significa que entre os seguidores de Cristo, o povo de Deus, não pode haver espaço para qualquer diferenciação ou separação sob etiqueta qualquer. Se o apóstolo afirma que Deus “escolheu os pobres...”, evidentemente não significa uma preferência divina e parcial por aqueles que possuem poucos bens materiais; não é uma opção pelos pobres, simplesmente por serem pobres.

A escolha divina pelos pobres indica uma condenação dos ricos normalmente ateus, auto-suficientes, materialistas, opressores dos pobres e lacrados à graça salvadora de Cristo. Também há pobres com espírito ateu, opressor e materialista.

A salvação em Cristo é oferecida a todos os pobres e ricos do mundo. Se Deus quer buscar particularmente os pobres e transformá-los em ricos na fé, é porque eles são mais acessíveis e mais abertos à graça salvadora. E se com mais assiduidade recebem a fé salvadora, também merecem o respeito, a consideração e o apoio integral, principalmente dos irmãos mais privilegiados em bens materiais. Assiste e auxilia os teus irmãos pobres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário